MECANISMO RENAL - FUNÇÃO ENDÓCRINA
Durante os processos de filtração renal, surge uma pressão que é proporcional ao tamanho das moléculas filtradas, essa pressão é chamada de pressão oncótica. Essa pressão favorece a saída de líquidos do interior para o exterior dos capilares glomerulares e com isso proporciona uma filtração sanguínea de maior eficiência. Essas proteínas plasmáticas, por serem maiores, geram uma pressão que foi citada acima, a pressão oncótica, ela é maior do que a pressão habitual, e é um tipo de pressão que se dá devido a uma relação de osmose. A regulação da pressão sanguínea, é feita pelo hormônio chamado de renina, esse hormônio de atuação reguladora, entra no sistema sanguíneo quando se detecta no sangue que passa pelos rins, uma pressão prejudicial, seja ela muito baixa, ou muito alta. Outro aspecto fisiológico envolve a detecção de falta de oxigênio no sangue, o que gera a produção por exemplo da eritropoetina, que cai na medula óssea e estimula a produção de heritrócitos.
A unidade funcional do rim, é uma célula nobre chamada néfron, essa célula tem como função principal a filtração, e os processos físicos da mesma, relacionados a: pressão, excesso de impurezas, remoção, filtração, etc, estão associadas as estruturas físicas mínimas encontradas nesta célula. A artéria renal leva o sangue ao glomérulo que está na parte inicial do néfron, passa pela cápsula de Bowman, a seguir pelo túbulo contorcido proximal, o qual é importante pois absorve parte da água que bebemos, em seguida passa pela alça de Henle, depois para o tubo distal e finalmente pelo ducto de coleta.
Após realizada a filtração e encaminhado para o ducto de coleta, as impurezas são removidas e eliminadas na urina. Todo o túbulo renal possui partes de afinidades químicas, catódicas e anódicas, para se relacionarem com determinados íons e separar ou ignorar substâncias. E possuem áreas de alta pressão e baixa pressão respectivamente, os túbulos por si só apresentam pressão maior. O plasma e o nefron apresentam componentes de rendimento que quando somadas resultam num modulo total, para efeito de cálculo o inverso da resistência total, é a soma dos inversos dos rendimentos do néfron e do plasma. Esse rendimento é a razão entre pressão e quantidade de fluxo. O rim também possui função homeostática que é a manutenção de um volume hídrico adequado, manutenção do pH, e eliminação de substâncias nocivas, como drogas e etc. O rim apresenta também a função endócrina envolve a secreção do hormônio renina, citado anteriormente, que acarreta na hidrólise da bradicidina.
O sistema endócrino é composto pelas glândulas: Hipotálamo, Hipófise, Paratóides, Tireóide, Adrenais, Pâncreas, Testículos (Homem) e Ovários (Mulher). Esse sistema age em conjunto com o sistema nervoso e reage aos estímulos percebidos por ele. Agindo assim na produção necessária dos hormônios com a função de regular as atividades corporais, por exemplo, diante de uma situação de perigo o sistema nervoso, emite sinais para a produção do hormônio adrenalina, que aumenta a dilatação das veias, pulsação, visão, capacidade respiratória, etc.
circuito integrado, microchipe[ Circuito eletrônico bilogico Humano, SuperHumanos. Niesztche 1881.
ResponderExcluircircuito integrado, microchipe[ Circuito eletrônico bilogico Humano, SuperHumanos. Niesztche 1881. https://pt.wikipedia.org/wiki/Circuito_eletrônico; https://biofisicadesistemas.blogspot.com/2015/07/circuito-humano-o-circuito-biologico.html?showComment=1571493842836#c1986201071752134737
ResponderExcluir