terça-feira, 21 de julho de 2015

Circuito Humano - O Circuito Respiratório




SISTEMA RESPIRATÓRIO

        A principal função do sistema respiratório é fazer as trocas gasosas com o sangue, ou seja, fornecer oxigênio ao sangue e eliminar o gás carbônico do organismo. A respiração contém 2 hemiciclos: a expiração e a inspiração. 
     Compõe o sistema respiratório: nariz, faringe, laringe, traquéia, pulmões (composto por brônquios, bronquíolos e alvéolos) e o músculo diafrágma. Ele se divide em 2 zonas, zona de condução (nariz, faringe, laringe, traquéia e brônquios) e zona respiratória(dutos alveolares e sacos alveolares). A zona de condução serve apenas para aquecer, umidificar e filtrar o ar, além de servir como caminho para o ar chegar aos pulmões. A inspiração se dá pela contração dos músculos intercostais e diafragma, aumentando assim o volume da caixa torácica, diminuindo a pressão interna. Devido a isso, há uma diferença da pressão interna com a pressão atmosférica (Pressão atmosférica é maior que a pressão interna), forçando assim, a entrada do ar na caixa torácica. A expiração se dá pelo processo inverso, os músculos intercostais e o diafragma relaxam, aumentando a pressão interna, fazendo com que a diferença de pressão interna com a pressão atmosférica force a saída do ar. A troca gasosa nos pulmões se dá nos alvéolos pulmonares, que são ricamente vascularizados por vasos capilares. Como os alvéolos tem uma parede muito fina e os capilares também, a troca gasosa ocorre por difusão, devido a diferença de concentração de oxigênio (passa dos alvéolos para os vasos capilares) e gás carbônico (passa dos vasos capilares para os alvéolos pulmonares). Fazendo uma analogia entre um circuito elétrico tem com a função da respiração no organismo, vemos que a respiração pode ser comparado com uma fonte de corrente, pois fornece uma energia para o organismo diferente da energia dada pelo coração. 

        Como toda célula viva precisa se alimentar, ela retém um pouco de nutriente e oxigênio, liberando assim, os “restos” alimentares para o sangue. Podemos associar isso com resistências, pois a resistência retém um pouco dessa energia elétrica nela, perdendo parte para o efeito Joule, que é o aumento da temperatura nessa resistência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário